terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O Trabalho

Na nossa infância, éramos quatro primos de mesma faixa etária, e morávamos relativamente perto.
Nas férias do colégio vínhamos todos para a fábrica de moveis do meu pai trabalhar, nós lixávamos os moveis no processo de pintura, primeiro lixa 100 para tirar as farpas, depois aplica-se a seladora para cobrir os poros, e mais uma mão de lixa, mais um pouco de seladora, uma mão de lixa e logo vem o verniz. Tinha uma turma grande que fazia isso, dos quatro o mais empenhado era o Adriano, com sua caixinha de ferramentas, com raspadeira e tudo. Eita trabalhinho chato, mas era esse dinheirinho que recebíamos que fazíamos nossas “extravagâncias” em comprar aquele brinquedo que meu pai não queria dar.
Um dia, achei que tinha que melhorar minha função, queria aprender a pintar. Eu fui muito petulante em pedir o Batista pintor que me deixasse pintar uma caixa de enxoval, fiz a maior lambança... Ele pacientemente consertou o erro e eu tive que amargar uma derrota de não ter conseguido fazer o serviço. Foi uma lição pra mim, não tenho vergonha em dizer que fui arrogante e burro, eu não tinha nenhum treinamento, não tinha tentado pintar nada até então, não seria assim que eu conseguiria alguma coisa, mania de achar que filho de dono pode tudo, ledo engano.
A loja ficava a algumas quadras daqui do galpão da fábrica, e era aqui o meu lugar. Eu queria saber como fazer as coisas. E não vejo nada de errado nisso. Meu pai fazia questão que ficássemos na loja, para aprender a vender. De fato foi um grande aprendizado.
O comercio é uma atividade que você nunca pode dizer que sabe tudo, longe disso, a cada dia aprendemos mais, o melhor comerciante é aquele que assimila melhor o conhecimento do dia a dia.
Posso dizer que além de ter tido vários professores, tive também várias escolas, a escola nesse sentido são os trancos e barrancos que enfrentamos, tenho uma facilidade muito grande de assimilação de mudanças, a alteração de uma fase não me atinge tanto, não me importo em começar de novo, sempre vou te responder que esta tudo bem comigo, não consigo me achar um derrotado, tendo saúde, duas pernas e dois braços para trabalhar e o mais importante, afinco. Dedicação.
Filho, adversidades agente encontra em todos os lugares, não é só na “rua” que elas acontecem, a maneira como vai encontrar para driblar ou enfrentar suas adversidades só depende de você. Seja honesto e faça o que é certo, que tudo estará bem, o importante é sua consciência tranqüila de que fez o que é certo, e pode ter certeza, muitas vezes isso não é o suficiente, um dia escutei uma frase: a grande estratégia está em atender todos bem, e outros nem tanto. Ou seja, por mais que você atenda a todos bem, alguns ainda vão achar pouco ou insuficiente. Não se culpe por isso, as expectativas que os outros criam sobre você, não estão no seu controle, elas criam isso e acham que vc é obrigado a superá-las.
Sei que terei muitas expectativas em relação a Sua Vida, sabe o que você pode fazer a respeito? Viver a Sua Vida como vc acha que ela deve ser. O máximo que posso fazer é tentar instruí-lo. Nisso eu espero ter a oportunidade de fazê-lo.
Não tenho todo o conhecimento do universo, não uso capa vermelha, mas tento ser impermeável as nevascas influências dos outros.
Desde que conheci sua mãe, venho acompanhando o trabalho da família dela, e posso dizer que aprendi muito com a filosofia deles. Aprender com alguém não é ser influenciado por ele.
Você observa e tira as lições do que o outro vive, isso é perspicácia. Como disse antes, experiência é o que sobra das suas atitudes, sejam elas boas ou nem tanto. Inteligência é o pensamento rápido, a busca por soluções, é administrar suas experiências.
Sei que esse papo está puxado, mas o ponto onde quero chegar meu filho e a vontade de trabalhar, tenha compromisso com as coisas. O resultado só vai ser importante quando os meios forem justos.
Espero que você seja O Criticado e nunca O Coitado.